Design Thinking?

Como gerar um produto ou serviço inovador.

A cobrança abusiva no trabalho sempre foi um problema para o bom desempenho e resultados. Essa prática acaba com a capacidade da organização de experimentar modos diferentes de trabalho. O CEO da Ideo, empresa global de design, Tim Brown, ficou famoso em 2009 por compartilhar um caminho diferente que tornou a empresa uma das dez mais inovadoras do mundo. Esse caminho é conhecido como “Design Thinking”, título do seu livro.

Design Thinking é basicamente uma Metodologia ou um processo de inovação. Resumindo o conceito escrito no livro, o “Design Thinking” é o processo de como gerar um produto ou serviço inovador ou seja, com valor percebido pelo cliente.

A principal proposta é encontrar respostas que sejam revolucionárias ou inovadoras para os problemas identificados, focando nas reais necessidades do mercado.

Esse método não se baseia em dados estatísticos, mas nas experiências e com o contato direto com o cliente. O processo é dividido em quatro etapas:

1 — Imersão:
Fase na qual a equipe do projeto se aproxima do contexto do problema pensando com diferentes pontos de vista.
2 — Análise e síntese:
Etapa de análise e organização das informações coletadas sobre o problema.
3 — Ideação:
Fase de geração de ideias inovadoras para o projeto. É nessa etapa que realiza-se o brainstorming e workshop de cocriação.
4 — Prototipagem:
Etapa de tirar as ideias do papel. O protótipo vai ajudar na validação e feedback das ideias que foram criadas.

Vale lembrar que, mesmo que o produto esteja concluído, na verdade não está finalizado. É um desenvolvimento contínuo de aprimoramento e evolução de necessidades.

O Design Thinking pensa na satisfação do cliente, que só pode ser alcançada quando conhecemos em profundidade suas necessidades, desejos e percepções de negócio.

admin
Leave a Reply