Design Responsivo

Design Responsivo

O Brasil chegou a 168 milhões de smartphones em uso e a expectativa é de que nos próximos dois anos o país tenha 236 milhões dos aparelhos nas mãos dos consumidores. Os dados são da 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela FGV-SP este ano. Os números expressivos comprovam como o país está evoluindo para um mercado virtual voltado para os aparelhos móveis.

A situação tecnológica nacional está exigindo, cada vez mais, que as empresas sigam pelo caminho do design responsivo ou do aplicativo mobile.

O que é Design Responsivo?

O conceito de design responsivo não é novidade, mas tem chamado atenção ultimamente com o crescimento do mercado de dispositivos móveis, principalmente por conta dos tablets e celulares de tamanhos e resoluções cada vez mais diferentes.

O design responsivo, como o próprio nome diz, consegue responder ao tamanho da tela para se adequar da melhor forma.

Ao invés de criar dois sites separados, um para mobile e outro para desktops, você desenvolve apenas um site que vai se adaptar muito bem a qualquer tela em que ele for carregado.

O conceito de Design Responsivo inverte a metodologia clássica de desenvolvimento web. Quando vamos começar a desenvolver e planejar projetos virtuais, desde um pequeno site até um grande sistema, agora, primeiramente devemos pensar no comportamento em dispositivos móveis e somente depois em desktops ou notebooks.

Antes grande parte da internet era acessada por resoluções e navegadores muito semelhantes. Hoje as coisas mudaram, temos TVs acessando internet, celulares de diversas telas, tablets, e os computadores, que também tem telas de polegadas variadas, são vários dispositivos diferentes navegando. Ou seja, um site pode ser visto de diversas formas e em diversos contextos, e é para isto que os sites devem estar preparados.

Um site é considerado responsivo quando possui a capacidade de ajustar a disposição de seus componentes visuais, adaptando-se à resolução de tela na qual é exibido, a fim de garantir a melhor experiência do usuário ao navegar por suas páginas.

Uma das principais vantagens de desenvolver um site responsivo para sua empresa é a relação com os mecanismos de buscas. O anúncio do Google sobre as mudanças no algoritmo de buscas, que privilegiarão aqueles os sites preparados para a navegação em dispositivos móveis, assustou muitas organizações.

O novo algoritmo da Google, chamado de PageLayout, tem a função de avaliar, por meio de critérios matemáticos, a navegabilidade dentro de um site, ou seja, como os conteúdos estão dispostos e se fácil é encontrar determinadas informações dentro de uma página.

Essa mudança reforça a preocupação da empresa com a experiência do usuário ao interagir com o site.

Perder representatividade nos mecanismos de buscas é sinônimo de perda de vendas, de visibilidade.

Otimize seu negócio desenvolvendo um site responsivo para usa empresa. A evolução do uso da internet nunca foram tão necessárias como estão sendo agora. Não perca tempo!

admin
Leave a Reply